segunda-feira, 18 de junho de 2012

Semana Interdisciplinar- GEOGRAFIA


Características da costa doce:

A Costa Doce é uma região com enorme potencial turístico lagunar e rural localizada na Metade Sul do Estado do Rio Grande do Sul. A região está constituída pelo conjunto de municípios pertencentes à estrutura institucional dos Fóruns Regionais de Turismo Centro-Sul e Sul. Possui uma variabilidade de ambientes e de recursos naturais estupendos distribuídos pelos municípios que a compõem.
O ambiente geográfico caracterizado por formações tipo serra, pampa e várzea, constitui-se em elemento natural de grande atratividade para os moradores dos centros urbanos e para os apreciadores da natureza. Os belos mananciais de água doce são verdadeiras especiarias para os amantes das práticas de esportes, perfeitamente integrados a uma paisagem cenográfica. Para aqueles que apreciam o turismo cultural, existem cidades históricas com uma arquitetura urbana diferenciada e belíssima.
Outro ponto de atração da região é o arranjo da gastronomia, resultado de um processo criado por uma miscigenação maravilhosa de culturas, apresentando pratos típicos e sobremesas especiais que fazem parte da cultura gaúcha. Os produtos turísticos da Costa Doce fazem interface com essa realidade bastante diversificada. A Costa Doce está inserida em um espaço geográfico que possui os maiores lagos do país, iniciando junto da capital em Porto Alegre e estendendo-se até o município de Chuí no extremo sul do estado. O complexo lacustre está formado pelo Lago Guaíba, Lagoa dos Patos, Lagoa Mangueira, Lagoa Mirim e ainda o Oceano Atlântico, harmonizado por uma longa faixa repleta de paisagens ambientais únicas e por um santuário ecológico reconhecido mundialmente como importante para as cadeias alimentares de peixes, crustáceos e aves.
 A atividade que marcou e definiu o panorama cultural da região sempre esteve vinculada à história econômica e política do Rio Grande do Sul e, associada à consolidação das famílias, além do turismo rural, turismo de negócios e eventos, trilhas ecológicas, esporte e aventura e todo o potencial náutico das lagoas. A diversidade regional, a organização do trade turístico e a complexidade do componente político envolvendo instituições públicas e entidades de classes que atuam nesse espaço, forçaram à construção de um processo de gestão articulada.  
No século XIX, apoiado nas fazendas de criação de gado e de ovinos, no cultivo de arroz e na dinâmica das charqueadas, surge um modelo de desenvolvimento regional que gera grandes excedentes econômicos. Estes financiam a construção de sofisticados conjuntos arquitetônicos, ainda presentes e bem conservados em várias cidades da Costa Doce. Aliás, tornaram-se, na atualidade, elementos de atração de turistas de todas as idades.
O conjunto de ambientes, de etnias e suas formas de manifestação materiais e imateriais, caracterizam o que se denomina destino turísticos Costa Doce. São lugares históricos, são acervos arquitetônicos, arqueológicos e paleontológicos, artesanato, gastronomia, agricultura familiar, além do turismo rural, turismo de negócios e eventos, trilhas ecológicas, esporte e aventura e todo o potencial náutico das lagoas.
Porque o nome Costa Doce?
A região da Costa Doce recebeu este nome, devido ao destaque de lagoas com água doce nesta determinada área, dentre eles a Lagoa dos Patos, Mirim e Mangueira.  Onde as praias de São Lourenço do Sul também são de água doce à beira da Lagoa dos Patos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário