terça-feira, 12 de junho de 2012

Revitalização da Ilha da Pólvora pretende inserir Guaíba na rota turística do RS!

Pesquisando sobre a nossa região, achei aqui uma matéria da Revista Costa Doce, e resolvi compartilhar com vocês as mudanças e projetos desta maravilhosa região!


       A ilha que é conhecida por três nomes – das Pedras Brancas, do Presídio e da Pólvora –, poderá ter um destino mais nobre do que sua história e estado presente, de mais absoluto abandono. Um grande projeto vem sendo desenvolvido pela Prefeitura de Guaíba para tornar o local, que serviu aos farrapos, abrigou presos políticos e foi depósito de munição do Império, num moderno centro cultural e ambiental. O investimento poderá chegar a R$ 3,2 milhões. Os recursos devem ser obtidos por intermédio de parcerias com empresas privadas, através das leis de incentivo à cultura federal e estadual e com os investimentos que deverão aportar no Rio Grande do Sul devido à Copa do Mundo de Futebol de 2014. 
       O prefeito de Guaíba, Henrique Tavares, vê na iniciativa diversos potenciais, como a possibilidade de estruturar de maneira decisiva a travessia de passageiros entre Porto Alegre e Guaíba pelo rio e o transporte de cargas entre as indústrias do Município e o Porto de Rio Grande. O projeto prevê que a atividade turística se estabeleça na ilha com o menor impacto ambiental possível. Será criado um memorial, trazendo o resgate histórico, e haverá a instalação de uma estação de tratamento de água aberta à visitação. Está prevista a construção de deques para facilitar o acesso ao local por meio de barcos.
      

Nenhum comentário:

Postar um comentário